Mapa político do Brasil com estados, capitais e principais cidades | abc-distancias.com
Mapa político do Brasil com estados, capitais e principais cidades
Brasil >> Mapa político do Brasil com estados, capitais e principais cidades

Mapa do Brasil

Mapa do Brasil

O Brasil, de forma longa, a República Federativa do Brasil, é o maior estado da América Latina. O Brasil é o quinto maior país do planeta, atrás da Rússia, Canadá, Estados Unidos e China. Com uma área de 8.514.876 km2, o país cobre quase metade do território da América do Sul (47,3%), compartilhando fronteiras com Uruguai e Argentina ao sul, Paraguai ao sul. sudoeste, Bolívia a oeste-sudoeste, Peru a oeste, Colômbia a oeste-noroeste, Venezuela a noroeste, Guiana a norte-noroeste, o Suriname e França ao norte (via Guiana), ou seja, a maioria dos países do continente, exceto Chile e Equador. O país tem uma população de 209 milhões de pessoas. Ex-colônia portuguesa, o Brasil tem o português como idioma oficial, enquanto a maioria dos países da América Latina tem o espanhol como idioma oficial.

Em 2017, segundo o FMI, o PIB do Brasil chegou a US $ 2.054 bilhões, tornando-se a oitava potência econômica no mundo. Considerado uma das principais potências emergentes, o país é notavelmente membro das Nações Unidas, Mercosul, G20 e BRICS. Militarmente, o exército brasileiro está classificado entre as vinte maiores potências militares e continua sendo o maior do continente americano, atrás do dos Estados Unidos. Apesar do tamanho de sua economia, o Brasil continua sendo um dos países onde as desigualdades sociais e econômicas estão entre as mais altas do mundo. Em 2017, o Brasil é o terceiro país latino-americano em desigualdade social, depois de Honduras e Colômbia. Juntamente com China, Índia e Rússia, o Brasil é considerado um dos poucos países com potencial para um dia se tornar uma superpotência global.

A população brasileira é caracterizada por uma diversidade étnica e cultural significativa: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem 47,7% de brancos, 43,1% de Métis, 7,6% Negros e cerca de 2% de asiáticos e americanos nativos. Um grande número de brasileiros tem ancestrais de países europeus, principalmente de Portugal, depois da Itália, Alemanha ou Espanha. A maioria dos brasileiros negros, por sua vez, vem da África Subsaariana, principalmente de Angola. Como seus vizinhos, o Brasil é um país com maioria cristã (89%). Com 123 milhões de seguidores, é a segunda nação cristã do mundo (atrás dos Estados Unidos, a maioria dos quais é protestante) e a primeira nação católica.

Rico em recursos naturais, o Brasil foi identificado como uma nova potência do petróleo. Grandes depósitos de óleo do pré-sal foram descobertos nas bacias de Santos e Campos, ao largo do Rio de Janeiro. As reservas recuperáveis ​​foram constantemente re-estimadas em alta: em 2013, elas foram avaliadas em 106 bilhões de barris de acordo com a AIE ", ou seja, mais reservas descobertas no Brasil do que em qualquer outro país", sublinha l 'AIE.

As regiões do Brasil

Mapa do Brasil com regiões

O Brasil tem cinco regiões. A região é a maior divisão territorial (em extensão) do país. Sua utilidade é apenas estatística e não tem realidade administrativa.

Outro mapa do Brasil com regiões

Mapa do Brasil com regiões

Outro mapa político do Brasil compreendendo as cinco regiões administrativas, os 26 estados, o Distrito Federal e os principais rios do país.

As maiores cidades do Brasil


Outros cartões semelhantes