Os rios do Brasil | abc-distancias.com
Os rios do Brasil
Brasil >> Os rios do Brasil

Mapa dos rios do Brasil

Mapa dos rios do Brasil

Quase 15% das reservas mundiais de água doce estão no Brasil. A água é a principal riqueza do país, juntamente com a madeira da floresta. E de acordo com dados de 2016, o Brasil é o segundo maior produtor de energia hidrelétrica do mundo, depois da China.

O Brasil possui uma das mais extensas redes hidrográficas do planeta. Somente a bacia amazônica representa cerca de 20% do volume total de água doce da Terra descarregada nos oceanos. É o rio de todo excesso, mais de mil afluentes e com 7 milhões de km2, a bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo. O rio Congo, a segunda maior bacia, cobre 3,7 milhões de km2. O fluxo médio de mais de 200.000 m3/segundo (60 vezes o fluxo do Nilo!) É de longe o mais alto de todos os rios. O Congo, o segundo rio mais poderoso, tem um fluxo médio de 40.000 m3. Em termos de extensão (+/- 7.000 quilômetros), a Amazônia ocupa o primeiro lugar no ranking com o Nilo.

A Amazônia começa nos Andes, no Peru, e deságua no Atlântico, no norte do Brasil. Em seu ponto mais largo, o rio fica a 11 km na estação seca e a 50 km na estação chuvosa! Outro fato surpreendente é que nenhuma ponte ou represa atravessa milhares de quilômetros. A travessia é feita por balsa. A largura do rio, sua profundidade (até 100 metros), seu poder, a multidão de ramos do rio, as margens inundadas vários meses por ano, constituem tantos obstáculos à construção de tais infra-estruturas. E na foz do rio, a ilha de Marajó cobre uma área de 40.000 km2, um território maior que a Bélgica.

O segundo rio principal do país nos leva ao sul do país. O Rio Paraná nasce no centro do Brasil, nas terras altas e deságua no Atlântico em Buenos Aires, capital da Argentina, localizada no norte do país. Com uma área de 2,5 milhões de km2, sua bacia hidrográfica é uma das maiores do mundo. Com mais de 4.000 quilômetros de extensão, o Paraná (rio que deu nome a um estado no Brasil) é muito impetuoso em sua parte brasileira: cachoeiras, corredeiras, desfiladeiros profundos e várias barragens gigantescas que fornecem usinas de energia.

É em um de seus afluentes que se localizam as famosas Cataratas do Iguaçu, sem dúvida as mais bonitas do planeta, nas fronteiras da Argentina, Paraguai e Brasil. Trata-se de um conjunto de 275 cachoeiras que desembocam umas nas outras em uma frente de 3 km de comprimento, cercada por uma exuberante vegetação tropical. No outono (abril, maio), após a estação chuvosa, algumas quedas podem atingir 100 metros de altura.

O Rio Tocantins e seu grande tributário Araguaia também se originam no Brasil central como o Rio Paraná. Com 2.600 quilômetros de extensão, está localizado exclusivamente em território brasileiro. Diferentemente do Paraná, que segue para o sul, o Tocantins segue seu curso em direção ao norte do país e deságua no Atlântico, não muito longe da foz do Amazonas. O fluxo de Tocantins/Araguaia é muito variável de acordo com a estação. O fluxo pode ir de 2.000 m3/segundo durante a estação seca a 50.000 durante a estação chuvosa.

Araguaia é uma fronteira natural entre o estado de Goiás e o estado de Mato Grosso. Certas partes do rio se tornaram destinos populares, principalmente pelos habitantes de Goiânia por suas excelentes praias, ecoturismo e pesca.

Notavelmente, a maior ilha do mundo localizada no meio de um rio (depois da ilha de Marajó, localizada na foz da Amazônia) está localizada entre dois braços muito grandes do Rio Araguaia : a ilha do Bananal. Mede 350 quilômetros de comprimento por 55 quilômetros de largura, sua área é de 19.000 km2.

A quarta bacia hidrográfica do país (lembrando que são doze) é a bacia do Rio São Francisco, localizada no leste do país. O rio tem 3.200 km de extensão (para comparação, o Danúbio produz 3.000) e tem sua nascente no centro-leste do país, no estado de Minas Gerais, as "Minas Gerais". Foi nesse estado montanhoso que a maior quantidade de ouro e diamantes foi extraída no século XVIII. O rio São Francisco flui para o nordeste do país onde está localizada sua foz e, como a maioria dos rios brasileiros (exceto a Amazônia), é atravessado por inúmeras cachoeiras e cataratas que alimentam usinas elétricas poderosas hidrelétrica.

Mapas do rio Brasil

Mapas do rio Brasil

Neste mapa, podemos ver claramente a riqueza da rede hidrográfica no Brasil com alguns dos rios mais importantes do planeta.

A rede hidrográfica de Brasil

A rede hidrográfica de Brasil

Mapa dos rios do Brasil

Mapa dos rios do Brasil


Outros cartões semelhantes